Home / Cuidados / Cuidados com a barba em tempos de coronavírus, o que fazer?

Cuidados com a barba em tempos de coronavírus, o que fazer?

Especialistas orientam redobrar os cuidados com a barba nestes tempos de pandemia (Foto: Divulgação)

Nesse momento em que o Brasil e o mundo passam por várias reflexões e mudanças de seus hábitos de higiene de saúde devido à pandemia do novo coronavírus, um questionamento vem à tona: como ficam as barbas que entraram no roteiro da ‘moda’ masculina nos últimos anos?

Adotada com estilo, em alguns momentos da história a barba simbolizou virilidade, poder, sabedoria, status ou rebeldia.

Mas, a pandemia da Covid-19 trouxe um novo capítulo para esta história: é correto mantê-la? A barba pode ser prejudicial na transmissão do vírus? Como cuidar da sua corretamente?

Aí entra a cosmiatria, que nada mais é do que uma subespecialidade da área da dermatologia, voltada exclusivamente para o tratamento e a prevenção de problemas estéticos na pele. O Dr. Alberto Cordeiro, especialista na área, diz: “A barba (grande) pode ser um local que ajude no acúmulo de vírus. Retirá-la por completo ou apará-la é o mais indicado neste momento. Caso contrário as medidas para higienização deverão ser triplicadas”.

Mas que cuidados seriam estes? Veremos os rostos masculinos lisos após a quarentena?

Thiago Thimba, da Barbearia DOM, no Rio de Janeiro, diz que não. “O primeiro passo é manter a barba sempre limpa, pois ajuda a controlar a oleosidade além de eliminar as impurezas do dia a dia. Existem produtos específicos, como o shampoo para barba que deixa os fios mais hidratados e bonitos. O sabonete normal até limpa a barba, mas, por ela ter os pelos mais grossos, ele não a deixa saudável e macia. Sempre lembrando que, após lavar, secar bem para que não ocorra proliferação de fungos, causando caspas, quedas dos fios e até problemas na pele”, indica Thimba, que também aconselha pentear a barba de 3 a 4 vezes por dia.

O Dr. Alberto Cordeiro acrescenta alguns cuidados que podem ajudar os barbudos que não querem deixar os queixos aparentes além do shampoo: “Óleo de hidratação, pois evita fios ressecados e também ajuda na hidratação da pele e Balm, que ajuda a modelar os fios, deixando-os mais uniformes e com volume controlado”.

Lugares como o Mariá Spa do Cabelo oferecem tratamentos específicos para ter a barba saudável, bonita e bem cuidada. O Ritual da Barba (R$ 350) tem como objetivo oferecer um estado de relaxamento com o uso de óleos essenciais. É realizada uma limpeza na pele da região da barba, além do cuidado com os fios, hidratando-os. A pele da região também é tratada de acordo com suas tendências, como oleosidade e foliculite. São utilizados aparelhos específicos que têm ação bactericida e fungicida, como por exemplo os de alta frequência, que possuem microcorrentes para estimular a circulação da região, permitindo permear ativos, e os lasers de alta voltagem para estimular o crescimento dos pelos.

Caso tenha batido aquela saudade de ir à barbearia, quando for permitido sair, siga o conselho do proprietário da DOM: “Sempre vá ao barbeiro para aparar a barba (mesmo quem quer deixar crescer precisa aparar de vez em quando para que ela fique forte e saudável). Assim, ela terá o formato que mais combina com o seu rosto”.

 

 

 

Fonte: GQ/G1

 

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*