Home / Destaques / Vai para o Rock in Rio? Veja a experiência e dicas de quem conhece e curte esse maior festival do mundo

Vai para o Rock in Rio? Veja a experiência e dicas de quem conhece e curte esse maior festival do mundo

Maior festival de rock do mundo começa nesta sexta-feira, 27 (Foto: Bruno Prado/UOL)

O maior festival de Rock e Pop do Brasil começou nesta sexta-feira, 27 de setembro, e nada melhor que você ficar por dentro de dicas, novidades e tudo que vai rolar no Rock in Rio deste ano. Ótimos toques para quem vai nesta edição ou quem deseja ir um dia a esse grande evento. Aqui eu conto um pouco de tudo, incluindo minhas experiências nas últimas edições.

O Rock in Rio já teve 19 edições desde a primeira em 1985 e o festival já atraiu mais de 9,5 milhões de pessoas de todas as idades, e cada vez conquista mais adeptos e simpatizantes, amantes de shows internacionais e festivais. Este ano, todos os ingressos já estão esgotados, mas você que ficou de fora, poderá acompanhar nas telinhas ou até mesmo, se programar para a próxima edição.

Que horas devo ir para o Rock in Rio?

Bom, para os marinheiros de primeira viagem no festival, indico que cheguem cedo para conhecerem o local e aproveitarem um pouco dos ambientes e palcos montados, curtindo até mesmo os brinquedos.

Os portões da Cidade do Rock abrem às 14h e, se você chegar logo após a abertura, irá conseguir conhecer bastante coisa até o início das atrações principais, que sempre começam às 18h.

Isso depende também de onde será sua hospedagem no Rio e os pontos de saídas e da forma que você desejar chegar ao festival. De preferência, confira o roteiro antecipadamente para saber onde seguir.

Como chegar na Cidade do Rock?

Este ano será a terceira edição realizada na Cidade Olímpica, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde será montada a Cidade do Rock. O acesso ao local fica super fácil, pois a organização do evento, junto a prefeitura e o Rio Ônibus, desenvolvem um serviço especial para os dias de festivais.

Para quem deseja economizar e chegar rápido no evento, o ideal é conferir o metrô mais próximo de sua hospedagem e pegar um que te leve ao embarque do BRT.

Festival já reuniu mais de 9 milhões de pessoas (Foto: Divulgação)

Os que sairão do Terminal Jardim Oceânico direto para o festival ou embarcar em qualquer estação ou terminal dos corredores Transoeste, Transolímpica e Transcarioca irão funcionar 24 horas, contribuindo muito para o público.

Os BRT’s destinados exclusivamente pelo festival, a partir das 14h, poderão te lavar direto à Cidade do Rock, sem paradas, tendo apenas um embarque. O BRT te deixa bem próximo da entrada e você não precisa andar muito.

Para quem vai pegar metrô, a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.

Quem estiver disposto a gastar um pouco mais e quiser ir de transporte por aplicativo ou táxi, tem que ficar atento, pois os veículos de aplicativo têm um acesso limitado ao redor do festival e você pode acabar ficando bem longe da entrada principal. Já os táxis têm acesso livre nas entradas principais do evento.

Como sair da Cidade do Rock?

Quem não gosta de passar por perrengue, eu indico sair um pouco antes do final da apresentação da última atração principal, para que você possa evitar filas, aglomerações e muita espera.

A acessibilidade ao BRT para sair da área continua super fácil, se você conseguir sair antes pega uma fluidez do fluxo, assim como as filas para táxi. Se você sair quando acabar o último show, fique sabendo que a fila de espera do táxi fica quilométrica, assim como as demais e, como falei, os veículos de aplicativo não têm acesso na área interna, você terá, então, que andar bastante para conseguir chamar e pegar um.

Para quem deseja ficar até o final da atração principal e arrumar uma forma de esperar o multidão sair, você pode aproveitar o restante das atrações que estiverem rolando nos outros palcos do festival, como na tenda das atrações de música eletrônica, que ainda estará rolando atrações, e quando desejar ir embora já estará um pouco mais livre.

Consigo fazer tudo em um dia?

Quando eu vou para uma noite do Rock in Rio que tem uma atração que eu gosto muito, eu fico na grade até a minha atração se apresentar, ou seja, não aproveito o restante do festival já que tem muita coisa para se fazer ali dentro.

Mas, quem deseja conhecer de tudo um pouco, tem que chegar bem cedo mesmo. Porém, fique sabendo: as apresentações nos palcos são simultâneas, então se seus artistas estiverem no mesmo dia no festival, confira os horários de apresentação deles para que você não perca nada do seu show favorito.

Para quem vai chegar cedo, já pode ir conhecendo as praças de alimentações, os palcos, as tendas o District Rock, e muito mais. Há locais que você pode acabar pegando filas, outros não.

No Palco Mundo, ocorre as apresentações das atrações principais, já no Palco Sunset acontece show de novos artistas e até mesmo veteranos, com encontros e convidados especiais.

Aplicativo Rock in Rio

O aplicativo do Rock in Rio te deixa por dentro de tudo que ocorre no festival e ele está cheio de funções legais. Além de você ficar por dentro dos horários de cada apresentação, você também pode montar sua própria agenda para lhe avisar o início das apresentações de sua preferência, conferindo também o mapa dos palcos, opções de alimentação.

Lá você encontra de tudo, até mesmo como chegar na Cidade do Rock. Enfim, vale a pena baixar e conferir tudo. A aplicativo está disponível nas plataformas IOS e ANDROID

Sobre o que levar

De costume, o RIR publica no site oficial o que não pode entrar no festival por questão de segurança. Então quem deseja levar garrafas de água ou squeeze será confiscado. A organização está disponibilizando bebedouros e, quem desejar levar lanche ou comida pode, desde que não esteja em embalagem de material mais resistente. Devem estar embalados em filmes plásticos.

O que vestir?

Para quem gosta de conforto, aproveite para ir de tênis, pois o local é campal, roupas de tecidos leves e favoráveis ao clima.

Para quem gosta de abusar nos look’s, o evento é o momento oportuno, você consegue encontrar de tudo um pouco. O ideal é sempre se vestir como se sentir bem. Quem conhece o Rio de Janeiro sabe o calor que pode passar, então não esqueça do protetor solar.

Jornalista Ericles Albuquerque, numa das edições do RIR (Foto: Acervo pessoal)

Brinquedos

A roda gigante e a tirolesa, continuam sendo os brinquedos mais desejados do público e, aos que tiverem vontade de curtir um deles, deve estar às 14h no evento já se cadastrando na fila de espera para participar.

O agendamento funciona até às 16h e depois é esperar a sua vez. Você saberá a hora que irá brincar, então pode aguardar sua vez, conhecendo outras áreas até chegar seu momento.

 

Confira a Programação 2019

27 DE SETEMBRO

PALCO MUNDO: Drake, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok

PALCO SUNSET: Seal com Xenia França, Lellê com Blaya, Mano Brown e convidado, Karol Conka com Linn da Quebrada & Gloria Groove

NEW DANCE ORDER: The Martinez Brothers, Nic Fanciulli, Gui Boratto, Leo Janeiro x Albuquerque, L_Cio, Eli Iwasa, Roland Leesker x Bruce Leroys, Rara Djs

28 DE SETEMBRO

PALCO MUNDO: Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos

PALCO SUNSET: Whitesnake, Whitesnake, Titãs com Ana Cañas, Edi Rock & Érika Martins, Detonautas com Pavilhão 9, Ego Kill Talent e Paulo Miklos

NEW DANCE ORDER: Nervo, Kvsh, Kura, Diego Miranda, Dubdogz, Cic, Barja, Kamala, Van Breda

29 DE SETEMBRO

PALCO MUNDO: Bon Jovi, Dave Matthews Band, Goo Goo Dolls e Ivete Sangalo

PALCO SUNSET: Jessie J, Iza & Alcione, Elza Soares com As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen, Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi

NEW DANCE ORDER: Vintage Culture, Illusionize, Bhaskar, Bruno Be, Dashdot Feat Ashibah, Volkoder, Jørd, Evokings

3 DE OUTUBRO

PALCO MUNDO: Red Hot Chili Peppers, Panic! At The Disco, Nile Rodgers & CHIC e Capital Inicial

PALCO SUNSET: Encontro Pará Pop (Dona Onete, Gaby Amarantos, Lucas Estrela, Fafá de Belém e Jaloo, Francisco el hombre e Mounsier Periné), Hip Hop Hurricane (Nova Orquestra, Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência), Emicida & Ibeyi

NEW DANCE ORDER: Robin Schulz, Cat Dealers, Bruno Martini, Felguk, Gustavo Mota, Beowülf, Liu, Breaking Beattz, Make U Sweat

4 DE OUTUBRO

PALCO MUNDO: Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura

PALCO SUNSET: Slayer, Anthrax, Torture Squad e Claustrofobia com Chuck Billy, Nervosa

NEW DANCE ORDER: Vini Vici, Infected Mushroom, Gareth Emery, Vegas, Wrecked Machines, Mandragora, Devochka, Claudinho Brasil, Roger Lyra, Morttagua

5 DE OUTUBRO

PALCO MUNDO: P!nk, Black Eyed Peas, Anitta e H.E.R.

PALCO SUNSET: Charlie Puth, Anavitória e Saulo, Kane Brown e Giulia Be, Funk Orquestra com Ludmilla, Fernanda Abreu, Buchecha e MC Sapão

NEW DANCE ORDER: Alesso. Tropkillaz, Jetlag, Dj Meme X Dj Marlboro, Santti, Scorsi, Shapeless, Rodrigo S, Baile Do Saddam, 2fab

6 DE OUTUBRO

PALCO MUNDO: Muse, Imagine Dragons, Nickelback e Os Paralamas do Sucesso

PALCO SUNSET: King Crimson, Carolina Deslandes e Melim, O Terno e Capitão Fausto, Lulu Santos e Silva

NEW DANCE ORDER: Claptone, Chemical Surf, Dennis Ferrer, Kolombo, Gabe, Flow & Zeo Feat. Mari-Anna, Fractall & Rocksted, Nepal, Blancah, Maz

 

Ericles Albuquerque, especial para o Gastromundo

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*