Últimas
Home / Cervejas / Concurso vai eleger as três melhores cervejas do Brasil

Concurso vai eleger as três melhores cervejas do Brasil

Concurso e Festival Brasileiro de Cerveja movimenta Blumenau nesta semana (Crédito: Divulgação)

As três melhores cervejas do país serão conhecidas nesta terça-feira (6), com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze no encerramento do Concurso Brasileiro da Cerveja, onde participaram 2.859 rótulos de 148 estilos do produto. O evento acontece na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

A competição, fechada ao público, passou pelo crivo de 83 jurados do Brasil e do exterior e é considerada a maior competição do gênero na América Latina, onde são avaliados todos os aspectos das bebidas.

“O concurso tem uma missão muito importante que é ajudar a desenvolver nosso mercado, corrige as falhas que não estão aptas, que tem defeitos a serem corrigidos, que precisam se enquadrar em seu estilo e aquelas que já estão com as produções em nível muito alto são coroadas com as medalhas”, explicou a coordenadora do concurso brasileiro da cerveja Amanda Reitenbach.

Já o Festival Brasileiro de Cerveja, em que será aberto ao público que poderá provar os vários tipos da bebida inicia amanhã, dia 7 e segue até o próximo sábado, dia 10.

Critérios

Depois de receber as amostras, o trabalho dos jurados começou pela observação. “O primeiro aspecto que a gente avalia é a aparência, para descrever a cor”, explicou o mestre cervejeiro Marco Falcone.

Eles avaliaram também aroma, sabor, sensação de boca, corpo, carbonatação e equilíbrio da cerveja.

“O sabor que fica logo que você traga, a percepção na boca, é muito importante. Se essa percepção é redonda, é nobre e harmônica, a cerveja vai convidar você a tomar mais um golinho”, comentou o mestre cervejeiro Carlos Ruiz.

Novidade

A novidade é o estilo Catarina Sauer. O sabor até impressionou um jurado, doutor em tecnologia de cervejas e diretor da academia da cerveja na Alemanha, uma das instituições cervejeiras mais respeitadas do mundo.

“Aqui na mesa estamos todos muito impressionados com este estilo, como ela é refrescante, tem características de frutas, como ela é clara, limpa e leve”, disse Michael Zepf.

Carlos, que representa os fabricantes de lúpulo da Alemanha destacou que as cervejas brasileiras estão se aprimorando e ganhando espaço internacional.

“A maioria das pessoas na Europa não sabem que o Brasil tem um mercado tão vibrante, crescente de cervejarias, que realmente tem que ser levado em níveis competitivos internacionalmente”, afirmou Ruiz.

Com informações do G1/SC

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*