Últimas
Home / Destaques / Reality de gastronomia testa conhecimentos adquiridos no ensino feito à distância

Reality de gastronomia testa conhecimentos adquiridos no ensino feito à distância

Estudantes de gastronomia durante a competição do reality “Mão na Massa” (Crédito: Divulgação)

Estudante de gastronomia do curso feito à distância pela faculdade Unicesumar de Roraima, o amazonense Roberto Bellini dos Santos, mais conhecido como Beto Bellini, é um dos destaques do reality universitário de gastronomia, o primeiro do país, que se encerra nesta sexta-feira (2).

Chef de cozinha na prática, Bellini participa, com outros 24 estudantes que realizam o curso à distância em diversas partes do país, do “Mão na Massa”, competição inédita que a Unicesumar está realizando nesta semana, de forma presencial, no campus sede em Maringá (PR).

“Quebramos o mito de que a EAD não ensina”, disse Bellini sobre os conhecimentos adquiridos no curso à distância e testados nas duas primeiras provas da competição: PF Conceitual e Harmonização de Massas e Vinhos.

“É uma emoção muito grande para nós, alunos da EAD, conhecer pessoalmente os professores e tutores que só conhecemos pela internet. É muito bom poder abraçar e dizer que eles fizeram a diferença na nossa formação profissional”, destacou Viviane Costa (54), de São Paulo. “Começamos nivelando a competição por cima. Se o começo foi assim, imagino o que será a final”, completou Hannison Felipe (28), aluno do polo de EAD da Unicesumar em Barreira (BA).

Competição

A principal prova do primeiro dia do “Mão na Massa” foi a de harmonização de massas com vinhos. Durante o dia, os 24 competidores participaram de dois workshops sobre os temas, um com o sommelier e professor de Enologia William Máximo e outro com o chef e professor de Cozinha Clássica Alexandre Gimenez.

A prova começou com a escolha dos vinhos. A equipe Alecrim escolheu um Sangiovese italiano, que harmonizou com um pappardelle fino ao molho de ragu de calabresa. A Capim Santo harmonizou um Sauvignon Blanc chileno com capeletti recheado com ricota e salmão defumado, ao molho Alfredo. A equipe Flor de Sal combinou um Gewürztraminer francês com pappardelle com limão siciliano na massa ao molho Alfredo.

A equipe Açaí escolheu um Torrontés argentino que foi harmonizado com ravióli recheado com gorgonzola e castanhas do Pará. A Manjericão harmonizou um Carménère chileno com talharim ao molho sugo rústico e manjericão. A equipe Pimenta escolheu um Chardonnay chileno para harmonizar com agnolotti recheado com brie, damasco e castanha do Paraná ao molho bechamel.

O júri da prova foi formado pelos professores William Máximo e Alexandre Gimenez e pelos chefs Alex Lopes e Matheus Nicolosi, do AM Gastronomia, buffet de eventos de Maringá. Todos os pratos e harmonizações foram avaliados e as equipes receberam osfeedbacks dos jurados, mas as notas só serão reveladas no final da competição.

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.

Equipes

Flor de Sal

Claudia Emilia Santos, 37, PR

Regina Batista de Oliveira, 45, MG

Murilo De Peder Zandoná, 25, PR

Waleska de Figueiredo Maciel Silveira, 41, MG

Pimenta

Alcyr Alves Viana Neto, 51, DF

Lesly Fernandes dos Reis, 43, RJ

Suelen Pereira de Mendonça, 33, GO

Jaqueline de Souza Luis Silva, 23, SP

Açaí

Edivam Gomes Dantas, 40, PA

Wiviane Machado, 41, GO

Izailda Maria Calvis Reis, 56, MS

Fabiana Dias Listo Santos, 40, ES

Alecrim

Suzana Flor Reinaldo de Andrades, 41, RS

Viviane P. Costa, 54, SP

Claudia Ferreira Borges de Salles Passarelli, 55, MG

Mateus Corete da Silva, PR, 24

Capim-Santo

Kathia Nani Chiuchetta, 50, PR

Hannison Felipe, 28, BA

Maria Luiza Hacke, 19, SC

Fellipe Mathews, 26, BA

Manjericão

Sandra Bispo de Melo, 41, GO

Roberto Bellini Costa dos Santos, 43, RR

Eliana Gomes Santana, 43, BA

Alex Sandro Cobo, 36, SP

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*