Últimas
Home / Destaques / Estudo revela que beber vinho pode fazer bem aos dentes

Estudo revela que beber vinho pode fazer bem aos dentes

Pesquisa mostra as benfeitorias que o vinho pode trazer à vida. (Crédito: Divulgação)

Bebida milenar e muito apreciada, o vinho tem em sua composição química elementos que ajudam a prevenir doenças do coração e até mesmo para o bem-estar físico. Agora, pesquisadores descobriram mais uma eficácia de se beber vinho: que pode fazer bem aos dentes.

A afirmação vem de uma pesquisa feita pela American Chemical Society (uma ONG fundada pelo congresso americano em 1876, com a proposta de fomentar estudos científicos) em parceria com a Universidade de Madri, na Espanha.

 De acordo com os resultados do estudo, os polifenóis (componentes presentes no vinho) ajudam a manter bactérias nocivas para a saúde oral longe da sua boca. A ideia é que essas substâncias façam as bactérias perderem sua capacidade de se colarem a superfícies bucais, como a gengiva e seus dentes.

A aderência na boca é essencial para a sobrevivência das bactérias prejudiciais. Em geral, as bactérias se prendem aos dentes e de lá começam a se multiplicar e colonizar uma área cada vez maior. Eliminar a capacidade delas de se agarrem aos seus dentes, então, acaba com todo o problema.

Os pesquisadores retiraram moléculas de polifenol de amostras de vinho tinto e as colocaram em contato com bactérias S. mutans e S. dentisani, responsáveis pelo desenvolvimento da gengivite e das caries.

Observou-se, então, que os polifenóis, em contato com os microorganismos, reagiam quimicamente produzindo moléculas de água oxigenada – danificando o DNA das bactérias. Mais especificamente, prejudicava a genética bacteriana justamente responsável pela aderência na boca.

Os resultados, no entanto, não são definitivos. Os próprios pesquisadores entendem que a mostra de conclusões é limitada porque o estudo não foi testado efetivamente em uma boca, e, sim, em ambientes controlados.

E, claro, os cientistas não recomendam que você troque a pasta de dente por vinho – pelo contrário, o excesso de álcool pode prejudicar a saúde dental. Mas, pelo menos, você já tem uma desculpa para a próxima vez que alguém resolver caçoar de você pela boa roxa proveniente de uma taça de vinho. Saúde.

Fonte: Superinteressante

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*