Últimas
Home / Destaques / Vinho, símbolo de saúde e de bons momentos da vida

Vinho, símbolo de saúde e de bons momentos da vida

Consumo de vinho cresce a cada ano no Brasil (Crédito: Pixabay/Kaciya)

O mercado de vinho no Brasil cresceu de 22 para 30 milhões de apreciadores, segundo dados da Wine Inteligence. O que representa um número significativo, já que, ainda é algo recente entre os brasileiros. Milenar, repleto de histórias, cores, aromas e sabores, o vinho é símbolo de boa gastronomia, de celebração, de longas conversas, de bem-estar e figura uma nova paixão nacional.

Para Scheila Bulhões, sommelière pela Associação Brasileira de Sommelière, esse crescimento se deve a vários fatores, entre eles, a mudança de hábitos e as evidências benéficas para o corpo. “As pessoas estão buscando conhecer mais a bebida, desmistificando dúvidas e incorporando-a nas escolhas diárias. Com isso, estão descobrindo o prazer de apreciar e tendo ciência sobre fatores positivos agregados, como a melhora da saúde. Além de saboroso, o vinho nos convida a desenvolver os cinco sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) para senti-lo plenamente”, explica.

Se ingerido cerca de 250 ml por dia, o vinho é um aliado para o sistema cardiovascular devido a sua ação antiplaquetária, que ajuda a diminuir o colesterol e lipídios evitando que obstruam as artérias, e também, vasodilatador que auxilia na redução da pressão sanguínea. Um verdadeiro amigo do peito!

Consumo

Outro ponto que chama atenção foi à análise realizada pela Banca do Ramon (tradicional empório do Mercado Municipal de São Paulo), na qual identificou que o vinho lidera a preferência de 64,5% dos consumidores na melhor idade. De 1.360 entrevistados, 56% eram pessoas acima dos 50 anos.

Isso também é o que constataram as empresárias Anne Gonçalves e Natália Macluf, da Avini Enoteca e WineBar. Segundo elas, a maioria dos apreciadores ainda são pessoas acima de 50 anos. “Temos visto essa faixa etária expandir, pois apesar de ser uma bebida alcoólica, proporciona benefícios associados à longevidade e observamos que existe uma grande tendência dentro dessa geração que se preocupa com o consumo saudável e a qualidade de vida. Além do mais, o mercado hoje nos apresenta novas propostas de vinhos para todos os gostos, classes sociais e em diversas regiões, o que facilita o consumo”, destacam.

Para as empresárias, homens e mulheres compram de forma equilibrada, porém nota-se um comportamento interessante entre as mulheres que, na maioria das vezes, saem em grupos para apreciar um bom vinho. Isso mostra que a bebida é um ótimo (e feliz) motivo para reunir boas companhias e aproveitar a vida.

Bebida dos cinco sentidos

Tato – o primeiro passo é segurar de forma correta a taça. Sempre pegue pela haste ou pela base, isso porque, segurar a taça pelo bojo modifica a temperatura da bebida e pode interferir em suas características, como sabor e aromas.

Visão – coloque uma quantidade mediana (aproximadamente 1/3) na taça e faça uma análise visual observando a cor, o corpo e demais aspectos.

Olfato – gire o vinho levemente para oxigená-lo, leve a taça próxima ao nariz e inspire levemente para sentir os aromas.

Audição – o brinde… Ouça o toque suave das taças. Tim tim!

Paladar – finalmente o sabor na boca. Aí, poderá sentir, identificar e apreciar de forma completa todos os sabores do vinho.

 

Por Erika Figueiredo do site maduraidade

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*