Últimas
Home / Cultura / Arte amazônica encorpa cenário do programa global ‘Encontro com Fátima Bernardes’

Arte amazônica encorpa cenário do programa global ‘Encontro com Fátima Bernardes’

Obra de Rai Campos está no cenário de programa de Fátima Bernardes (Crédito: Reprodução/GShow)

A arte made in Amazonas poderá ser vista até a próxima sexta-feira (16) por todo o Brasil na estampa do cenário do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo de Televisão. Trata-se das obras do artista regional Rai Campos, conhecido artisticamente como “Raiz”.

Raiz é conhecido por representar elementos amazônicos por meio de grafites feitos em espaços urbanos, como viadutos e muros em meio às avenidas. Além disso, ele também já viajou o interior do Amazonas e fez suas pinturas utilizando inspirações locais.

Para o artista, realizações são uma forma de divulgação da Amazônia para o restante do país. “A ideia para participar do programa surgiu a partir do convite de Rui Amaral, que é grafiteiro, curador, um rapaz que trabalha com a arte em São Paulo e tem um projeto com a Rede Globo, que toda semana leva um artista diferente para estampar o cenário do programa da Fátima Bernardes”, contou.

“Já vi por lá vários amigos que trabalham super bem e agora chegou a minha vez”, acrescenta Raiz.

Artista costuma grafitar muros dos principais viadutos de Manaus (Crédito: Reprodução/Facebook)

Animais, pessoas, a floresta, rituais e lendas amazônicas, tudo isso é usado como inspiração para o baiano que cresceu em Vila Pitinga, uma comunidade situada dentro da reserva indígena Waimir Atroari, no interior do Amazonas.

Sobre a exposição de suas obras no programa global, Raiz afirma que está muito feliz e maravilhado com o fato. “Quem me conhece sabe que eu não sou filho de artista influente e que nasci na simplicidade. Foi com muito trabalho, estudo e foco que consegui que estes trabalhos tivessem seus reconhecimentos. Eu também tenho que agradecer as inúmeras pessoas que  durante esses 11 anos de grafite me apoiaram de todas as formas”, afirma.

O artista chegou a ganhar reconhecimento nacional e internacional quando uma de suas obras, grafitada e exposta no Viaduto Gilberto Mestrinho, no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus, ficou entre os primeiros colocados na campanha da Gráfica Mestiza, especializada em divulgar a arte urbana de países da América Latina, nas redes sociais.

Quem quiser conferir os trabalhos do artista é só passar pelas principais avenidas de Manaus, como a alameda Cosme Ferreira e avenida Djalma Batista ou em diversas cidades no Norte.Você pode acompanhá-lo também nas redes sociais, por meio do Instagram @raiz.campos e Facebook/Rai Campos.

Fonte: SEC

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*