Últimas
Home / Destaques / Hoje é dia de celebrar o alimento mais famoso do mundo: o pão

Hoje é dia de celebrar o alimento mais famoso do mundo: o pão

Para comemorar o dia do pão, a pedida é se deliciar com vários sabores disponíveis no mercado (Crédito: divulgação)

Ele é um alimento para todas as horas, presente no café da manhã, no lanche, na sopa e, até mesmo nas refeições para quem goste, como os italianos. Esse é o pão, um alimento versátil e mais popular do mundo, base, inclusive, de muitas receitas. E essa importância toda não poderia passar despercebido. Para comemorar os benefícios do pão, a União Internacional de Padeiros e Afins estabeleceu, em 16 de outubro de 2000, que a partir dessa data seria fixado como o Dia do Pão.
Por vezes como entrada, outras como prato principal ou mesmo como sobremesa, o pão é um alimento muito consumido. De custo baixo, ele é também um dos alimentos que menos mal faz à saúde. Quanto às variedades mais saudáveis do produto encontram-se o pão de espelta, o pão de milho, o pão de alfarroba, e o pão de malte, por exemplo.

História
O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.
Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.
Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

Como comemorar
Para comemorar o Dia Mundial do Pão pode visitar as melhores padarias da sua zona e provar as suas especialidades de pão. Também pode fazer o seu próprio pão, no forno, na máquina de pão ou na máquina de cozinha. Indispensável é integrar o pão nas refeições do Dia Mundial do Pão.

Sobre o portal gastromundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*